Os 3 Rs da vida sustentável: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

“Reduza a recicle e reutilize.” Essa frase não é incomum nas conversas globais em torno dos esforços e iniciativas de desenvolvimento sustentável. No entanto, esses três Rs são frequentemente discutidos em um nível pessoal, mantendo a empresa fora da conversa. As empresas não devem ficar isentas dos princípios de redução, reutilização e reciclagem. Na verdade, eles devem ser responsáveis ​​pela implementação dessas estratégias sustentáveis. A economia circular é um bom negócio. Quando as empresas implementam práticas sustentáveis, elas estão ajudando não apenas o meio ambiente, mas toda a empresa. Vamos ver como uma empresa pode ser esforçar para concretizar esses benefícios e cumprir a promessa de  responsabilidade social corporativa.

Reduzir, reutilizar e reciclar para empresas

As pequenas e médias empresas estão optando por adotar os 3 Rs.

Isso ocorre porque elas são menores e mais tolerantes, resultando em maior impacto nos indivíduos ou famílias. As empresas também podem controlar suas cadeias de suprimentos e fazer pequenas escolhas, que têm um impacto profundo no meio ambiente. Há uma razão para a ordem de redução, reutilização e reciclagem. Significa que as empresas que buscam usar essa frase em sua estratégia devem: reduzir a quantidade total de resíduos que eles geram,  reutilizar o máximo possível e reciclar tudo o mais.

1) Redução de resíduos de negócios

A chave para se tornar uma empresa com consciência ambiental é reduzir a quantidade de resíduos que você gera. Isso geralmente requer uma auditoria de resíduos, para descobrir quaisquer ineficiências que geram resíduos em excesso nos processos de sua empresa. Isso também pode revelar se você precisa ajustar as quantidades de compra ou produção, para limitar as quantidades em excesso.

Isso pode significar parar de comprar materiais descartáveis, como: copos, pratos e determinadas embalagens e  optar por reaproveitá-los. Em uma escala maior, reduzir o desperdício da empresa pode significar redesenhar processos para usar menos materiais ou comprar certos produtos a granel. 

2) Como as empresas “reutilizam” 

O objetivo geral da reutilização é atrasar o fim da vida útil do produto ou o descarte final. No mundo dos negócios, “reutilizar” pode significar muitas coisas. Por exemplo, você pode prometer comprar móveis usados ​​ou doar itens antigos em vez de descartá-los. Você também pode implementar políticas que permitem que os funcionários reutilizem certos materiais, como caixas de papelão, sacolas, suprimentos de escritório, etc., várias vezes antes do descarte.

3) A importância da reciclagem de pequenas e médias empresas

Mesmo depois de tomar medidas para reduzir e reutilizar materiais, as empresas inevitavelmente produzirão resíduos durante o curso de suas operações.

O tipo de desperdício dependerá da empresa – restaurantes, por exemplo, verão muito desperdício de alimentos . Os fabricantes provavelmente terão papelão , madeira e metais dominando o fluxo de resíduos. É a chave para identificar quais materiais e tipos de resíduos sua empresa está produzindo e, em seguida, determinar o caminho adequado para o descarte.

Isso não significa que todos os resíduos podem ser jogados na lixeira. Muitos produtos produzidos por empresas devem ser separados pelo fluxo de resíduos e reciclados de acordo .

Alguns exemplos de fluxos de resíduos que requerem métodos de descarte especiais incluem:

Reciclagem comercial: incluindo papelão , metal , vidro, papel , plásticos e muito mais;

Reciclagem de orgânicos : incluindo resíduos de alimentos , madeira , óleo e graxa e muito mais;

Resíduos de construção e demolição (C&D) : Incluindo madeira, concreto , drywall, papelão, metal, plásticos e muito mais;

Lixo eletrônico (lixo eletrônico) : incluindo computadores, televisores, telefones, impressoras e muito mais;

Resíduos regulamentados: incluindo água sanitária, produtos químicos de limpeza, inflamáveis, corrosivos e muito mais;

Resíduos universais : incluindo baterias, pesticidas, dispositivos de mercúrio, cosméticos, peças de automóveis e muito mais.

A parceria de uma empresa de soluções de software como a Verde Ambiental, por exemplo, permitirá organizar e identificar rapidamente as melhores rotas de descarte para uma variedade de materiais. A Verde Ambiental prioriza custo e sustentabilidade, o que significa que todos os materiais recicláveis ​​serão reciclados com o menor custo possível – até mesmo ganhando dinheiro com recursos como sucata .

Estabelecer um programa de reciclagem corporativo abrangente garante valor, já que os materiais recicláveis ​​não acabarão em aterros sanitários (e seus resultados financeiros permanecerão protegidos).

Práticas de sustentabilidade impactantes nos negócios

A sustentabilidade corporativa vai além de “reduzir, reutilizar, reciclar”. Aqui estão algumas das principais práticas de sustentabilidade nos negócios que você pode adotar na jornada em direção à sustentabilidade social corporativa:

1) Adote uma mentalidade de “Triple Bottom Line”

Historicamente, as empresas se concentraram em um único resultado final: o lucro. O princípio do “resultado financeiro triplo” rejeita a ideia de que o lucro deve ser a única força motriz por trás das práticas de negócios.

Em vez disso, este conceito apresenta um total de três P’s que constituem o resultado final de uma empresa:

PROFIT (Lucro)

PEOPLE (Pessoas)

PLANET (Planeta)

O conceito de triple bottom line está intimamente ligado à responsabilidade social corporativa, que introduz o impacto social e ambiental na missão de uma empresa. Ao alinhar as questões sociais e ambientais com a importância do lucro, sua empresa pode reformular sua missão e processos de produção para refletir isso.

2) Foco nos Princípios Sociais de Governança

Os princípios ambientais, sociais e de governança medem a sustentabilidade e a qualidade de um negócio por meio dessas três lentes.

Os investidores estão levando em consideração fatores ASG mais do que nunca ao tomar decisões de investimento. Esse processo, conhecido como “investimento responsável”, está se tornando cada vez mais popular entre os investidores.

O investimento sustentável global agora chega a US $ 30 trilhões, de acordo com um relatório de 2019 da McKinsey . Para saber mais sobre o trabalho da Rubicon para alcançar princípios ESG importantes com relação a toda a categoria de resíduos e reciclagem, baixe o relatório ESG inaugural da Rubicon .

3) Aderir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 metas globais destinadas a alcançar um futuro sustentável, com previsão de conclusão até 2030. Cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se enquadra em uma ou mais das seguintes áreas de foco:

Pessoas

Planeta

Prosperidade

Paz

Parceria

As empresas têm um grande papel a desempenhar no cumprimento dos ODS. De acordo com o Pacto Global das Nações Unidas , “os desafios globais – que vão desde crises climáticas, hídricas e alimentares, até pobreza, conflito e desigualdade – precisam de soluções que o setor privado possa oferecer, representando um grande e crescente mercado de inovação empresarial. ”

Para empresas que buscam melhorar sua responsabilidade social corporativa, a seção “Planeta” da lista de ODS é um ótimo lugar para começar. O compromisso da Verde Ambiental é trabalhar pelo crescimento econômico sustentável, de acordo com as metas estabelecidas pela ONU.

Os benefícios da responsabilidade social corporativa para as empresas

Quando as empresas optam por implementar iniciativas sustentáveis, elas veem uma infinidade de benefícios dentro e fora de sua empresa:

1) Impacto no meio ambiente

As empresas que demonstraram responsabilidade social corporativa desempenharam um papel importante no progresso ambiental e na resposta às mudanças climáticas. Qualquer escala de redução, reutilização e reciclagem de resíduos terá um impacto positivo no meio ambiente. Quando as empresas participam dessas iniciativas, seu impacto supera o impacto das ações individuais devido ao seu porte. Ao otimizar a gestão de resíduos, a empresa está protegendo os recursos naturais da Terra e economizando outras fontes de energia limitadas. 

2) A sustentabilidade é um fator crescente que impulsiona as decisões de sourcing global. Hoje, cerca de dois terços dos consumidores americanos procuram marcas ecologicamente corretas ao tomar decisões de compra e estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Aderir a práticas de negócios sustentáveis, ​​pode ganhar lealdade valiosa à marca e uma reputação geral positiva aos olhos dos consumidores.

3) Reduzir custos e identificar novos fluxos de receita

Além de benefícios ambientais de longo prazo, a sustentabilidade corporativa também beneficia os resultados financeiros. Redução, reutilização e reciclagem podem reduzir muito rapidamente o dinheiro gasto em serviços de resíduos e caminhões diminuindo, assim, a quantidade de lixo coletado. Isso porque há menos lixo no início do processo. Um esquema de reciclagem adequado, também pode abrir novas fontes de receita para a empresa. Por exemplo, uma empresa pode ganhar dinheiro vendendo materiais recicláveis ​​valiosos (como sucata) para catadores. Para empresas que freqüentemente geram resíduos tão valiosos, o dinheiro aumentará no curto prazo. Em um nível mais alto, as empresas que praticam a responsabilidade social corporativa podem obter maior valor e aumentar o número de seus investidores e clientes. Uma das missões da Verde Ambiental é fazer com que empresas eliminem o desperdício e contribuir para que cresçam de forma sustentável.

Para implementar totalmente o princípio de “reduzir, reutilizar e reciclar” e desenvolver a responsabilidade social corporativa, as empresas devem reexaminar o sistema existente. Isso significa avaliar e identificar áreas de resíduos. Determinar onde e quando o desperdício ocorre e trabalhar duro para evitar qualquer “vazamento”. Ao redesenhar certos processos de negócios, a empresa poderá se esforçar para alcançar a melhor sustentabilidade e eficiência e posicionar seus negócios para a sustentabilidade de longo prazo.